Por Aline - 29/03/2023 às 16:05:51

Será que mudar de estágio pode ser bom pra minha carreira?

Você já possui um estágio mas apareceu uma nova oportunidade, e agora?

Depois de seguir diversas dicas para encontrar a vaga ideal, você se destacou na seleção e encontrou um estágio do jeito que queria na sua área. Embora você tenha domínio e adore seu novo trabalho, surgiu uma nova oportunidade com uma oferta tentadora. E agora? Será que é seguro trocar um emprego certo por algo desconhecido? Será que é hora de mudar? Continue lendo esse artigo e saia da dúvida na hora de se decidir.

Uma amostra do mercado

Encare seu estágio como uma fonte importante de conhecimento para sua carreira antes de cair, de fato, no mercado de trabalho. Com ele você vive uma amostra dos desafios que irá enfrentar e adquire os primeiros conhecimentos necessários para encará-los.

Sua profissão escolhida também pode ter diversas vertentes de atuação, e é nesse momento que poderá analisar cada uma delas e escolher a que de fato lhe agrada. No estágio ainda existe uma certa zona de conforto para poder explorar as possibilidades sem grandes comprometimentos. Deixando até o aprendizado mais leve.

Talvez seu novo estágio possa apresentar uma área da qual você ainda desconhece e quer saber mais sobre. Vale a pena desbravar novos mares e não estagnar. A mudança de estágio e setor pode ajudar você a evoluir em raciocínio, utilização de ferramentas de trabalho e processos.

Benefícios mais atrativos

Embora o foco do estágio seja a aprendizagem, sendo em diversos casos uma atividade não remunerada, ele também pode ser o momento em que o jovem começa a ser remunerado financeiramente. E não dá pra negar que isso também é importante.

Em diversos casos a bolsa auxílio é usada pelo estudante para ajudar no pagamento das mensalidades da faculdade, ou até mesmo no complemento da renda familiar. E em caso de ofertas com valores maiores, é necessária que haja uma avaliação prudente por parte do estagiário.

Os vales recebidos irão fazer você economizar na bolsa-auxílio? A bolsa é maior e poderá fazer outros planos para sua vida? O local de trabalho é mais próximo de sua casa e não precisará acordar tão cedo para trabalhar? Avalie esses pontos.

Oportunidade de crescimento

Se o lugar em que você está não tem previsão de efetivação, mude de estágio. Encontre um lugar em que tenha possibilidades reais de crescimento e até mesmo de um plano de carreira. 

Caso o lugar em que você já esteja seja assim, vale a pena conversar com seus chefes sobre a inclusão de novos benefícios que possam te ajudar a ficar ainda mais satisfeito no trabalho. 

Converse com o RH da empresa atual que você trabalha para saber sobre as possíveis oportunidades, e também puxe o mesmo assunto em dúvidas sobre o estágio para a empresa nova que está fazendo a oferta.

Atenção antes de mudar de estágio

Caso uma nova chance tenha batido em sua porta, não se desespere para tomar a decisão. Converse com seus familiares para saber a opinião de cada um e o impacto dessa mudança na família.

Liste em um papel os benefícios de cada uma das ofertas que possui e veja qual é a mais interessante para você.

E em caso de despedida do atual estágio, busque sempre ser cordial e educado para manter as portas abertas para boas indicações e um possível retorno. Não esqueça de se despedir de todos os seus colegas de trabalho e enviar um e-mail de agradecimento contendo tudo que aprendeu e o quanto é grato pela oportunidade.

Gostou desse conteúdo? Leia também em nosso blog: Quando eu devo buscar por um estágio?

Compartilhar: