Por Aline - 08/09/2022 às 11:14:11

Como se destacar em processos seletivos online?

 Desde o início da pandemia, as entrevistas virtuais, que são práticas e econômicas, estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Por meio de um bate-papo online, feito por chamada de vídeo, as entrevistas à distância dispensam tempo de deslocamento até a empresa, facilitando todo o processo. Por isso, preparamos algumas dicas para você se destacar em processos seletivos online.

Entrevistas online: como funciona?

No geral, as entrevistas online dispensam os apertos de mão e dinâmicas de grupo, porém, possuem as mesmas etapas e análises de uma entrevista presencial. Portanto, a preparação para uma entrevista online deve ser a mesma: estudar mais sobre a empresa e questões relacionadas à vaga desejada. 

O que difere um processo seletivo online de um processo seletivo presencial é a plataforma, no caso, uma interface online. Além disso, devido ao fato de que o candidato está no conforto de sua própria residência e pode sentir-se mais à vontade e tranquilo para mostrar suas habilidades profissionais, normalmente, a candidatura pode abordar questionários, vídeos e games.

Dicas para se sair bem em uma entrevista online

Atente-se às etapas

Não esqueça: não é porque uma entrevista é online, que perde sua seriedade. Todas as etapas estão sendo analisadas e são levadas em conta no momento da seleção, tal qual uma entrevista presencial. Dessa maneira, lembre-se sempre de estar atento em todas as perguntas e faça tudo o que for solicitado.

A entrevista deve ser o seu foco principal

No ambiente doméstico, é comum ter diversas distrações. Por isso, de forma a garantir toda a atenção necessária para a entrevista, encontre um ambiente calmo e adequado, avisando os outros moradores da casa sobre o processo e mantendo o seu telefone celular fora de alcance.

Esteja confiante

Demonstrar confiança é um dos pontos fundamentais em uma seleção. Para isso, você pode manter o contato visual com os recrutadores, além de dar respostas objetivas e claras, mostrando suas qualidades e habilidades. 

Linguagem corporal é fundamental

Mesmo online, a linguagem corporal não passa despercebida. Muito pelo contrário, de acordo com os especialistas, alguns sinais de insegurança são exageros na gesticulação com as mãos, manter a postura curvada e mover-se demais na cadeira.

Espere o momento correto para falar

É imprescindível que você aguarde a hora certa de falar e impor a sua opinião, sem interromper o recrutador. Assim, você demonstra profissionalismo, paciência e calma, esperando as considerações do entrevistador antes de responder as perguntas.

Foque em seus pontos fortes e nos que precisam ser melhorados

Durante a entrevista, é muito importante ser capaz de exibir os seus pontos positivos e suas qualidades para a vaga. Porém, é válido lembrar que você não deve mentir, e sim ser sincero em admitir os pontos que precisam ser melhorados, demonstrando sua preocupação em evoluir.

Prepare-se corretamente para a entrevista

Com pelo menos 1 dia de antecedência, garanta que a câmera, o microfone e a internet estejam em bom funcionamento. Além disso, reserve um horário no qual não haja possíveis interrupções e use uma roupa adequada para a situação. Por fim, verifique se a sua postura está correta antes de iniciar a chamada de vídeo. 

Estude sobre a empresa

Saiba o que for necessário sobre a empresa, estudando o que ela comercializa, o seu posicionamento no mercado e modo de lidar com a concorrência. Caso a empresa seja internacional, estude se o plano de carreira inclui mudanças de países e se isso está alinhado com os seus objetivos.

Trabalhe suas competências

As competências, normalmente, englobam capacidade de liderança e trabalho em grupo. Deixando claro a sua habilidade de comunicação e colaboração, você pode se destacar durante o processo.

Mantenha a porta das oportunidades aberta

Mesmo que a oportunidade não esteja de acordo com o seu momento de vida, seja pela concorrência ou por falta de experiência, por exemplo, não feche as portas. Deixando as portas abertas, você pode ser lembrado pelo entrevistador, sendo chamado para futuras entrevistas.

Gostou dessas dicas? Então, continue acompanhando o nosso conteúdo para saber todas as oportunidades do mercado de trabalho em primeira mão.

Compartilhar: