Por Aline - 02/01/2024 às 10:49:30

Renovação de contrato de estágio: quando fazer?

O início de um novo ano é o período ideal para realizar o planejamento de metas e objetivos a serem alcançados ao longo do ano e, é também o momento ideal de realizar a renovação de contratos de estágio. 

Segundo a Lei do Estágio (nº 11.788/2008), a duração do estágio pode ser de até dois anos em uma mesma empresa e a renovação dentro deste período é uma ótima estratégia para reter talentos para a empresa, colaborar com o aprendizado dos estagiários e também reduzir custos. 

Vamos entender melhor sobre o assunto? 

A importância da renovação de contratos de estágio

A renovação de contratos de estágio é um processo estratégico que traz benefícios significativos tanto para a empresa quanto para o estagiário, como a continuidade no processo de aprendizado do estagiário ou a retenção de talentos, por exemplo. 

Continuidade do conhecimento

A renovação permite a continuidade do aprendizado do estagiário, garantindo a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante todo o período do estágio. 

É importante lembrar que o objetivo principal do estágio é aprender e se aprofundar nas atividades práticas relacionadas à sua formação acadêmica.

Adaptação à cultura organizacional

Estágios frequentemente envolvem uma curva de aprendizado para se adaptar à cultura e processos específicos da empresa. A renovação proporciona ao estagiário a oportunidade de se integrar completamente e contribuir mais efetivamente.

Desenvolvimento progressivo

Com a renovação do contrato de estágio, a empresa pode oferecer projetos mais desafiadores e complexos ao estagiário, promovendo um desenvolvimento progressivo de suas habilidades e competências ao longo do tempo.

Leia também: 5 benefícios de trabalhar com estagiários na sua empresa.

Economia de recursos

A empresa economiza recursos financeiros e de tempo ao evitar o processo de recrutamento e seleção para encontrar um novo estagiário. A renovação simplifica a continuidade operacional e minimiza interrupções nas atividades diárias.

Fidelização de talentos

Ao investir na renovação, a empresa demonstra valorização e comprometimento com o desenvolvimento do estagiário. Isso pode contribuir para a fidelização do talento, reduzindo a rotatividade e proporcionando um ambiente mais estável.

Consistência na equipe

Manter estagiários qualificados traz estabilidade à equipe, evitando lacunas de conhecimento e assegurando que o fluxo de trabalho seja mantido de maneira eficiente.

Networking e relacionamento profissional

A renovação proporciona a oportunidade de construir relacionamentos profissionais sólidos entre a empresa e o estagiário, podendo resultar em futuras colaborações ou até mesmo contratações efetivas após a conclusão do curso.

Processo de renovação de contratos

O processo de renovação de contratos de estágio demanda uma abordagem cuidadosa e eficiente e precisa estar embasado na comunicação transparente e no alinhamento de expectativas. 

Além disso, esse processo precisa ter base em informações e dados recolhidos ao longo do período de estágio que precede a renovação, como os dados de avaliação de produtividade, desempenho e habilidades. 

Alinhamento de intenções

Antes de iniciar o processo de renovação de contrato, é necessário entender se o estagiário tem essa intenção. Portanto, é importante iniciar as discussões sobre a renovação com antecedência, permitindo tempo suficiente para avaliação e tomada de decisão por ambas as partes.

Avaliação de desempenho e estabelecimento de metas

Realize uma avaliação formal do desempenho do estagiário durante o período anterior. Destaque realizações, habilidades desenvolvidas e áreas de melhoria, proporcionando uma base objetiva para a decisão de renovação.

Aproveite para definir metas claras e objetivos alcançáveis para o próximo período, isso permite que o estagiário compreenda as expectativas da empresa e demonstre seu comprometimento com o desenvolvimento contínuo.

Negociação de termos

Se houver alterações nas condições do estágio, como remuneração, carga horária ou responsabilidades, discuta esses aspectos abertamente com o estagiário e negocie os termos de maneira equitativa para ambas as partes.

Documentação formal

Formalize a renovação por meio de uma documentação clara e detalhada, incluindo os termos do novo contrato, metas acordadas e qualquer mudança nas condições. Isso reduz ambiguidades e estabelece um registro oficial.

Extra: dicas para estagiários

A renovação do contrato de estágio muitas vezes vem acompanhada de novas responsabilidades e desafios, o que é extremamente positivo para você enquanto estagiário. 

Aproveite a oportunidade para fazer network

Ao receber novas responsabilidades, você pode aproveitar para ambientar-se com profissionais que já estão na área há mais tempo e aprender com eles e fazer conexões profissionais.

Desenvolver novas habilidades

Receber novos desafios também consiste em desenvolver habilidades ou aprimorar as que você já possui. Então aproveite a oportunidade para tornar-se um profissional completo. 

Leia também: Como se destacar no dia a dia da empresa: de um estagiário de sucesso a um profissional efetivado

Aprofundar seu conhecimento

O estágio como um todo é o momento de aprender, na prática, tudo aquilo que você poderá aplicar durante sua jornada profissional, então aproveite o momento para aprofundar o conhecimento com vivências práticas.

Conclusão

Com a chegada do ano, aproveite para incluir a renovação de contratos de estágio da sua empresa e garantir o crescimento mútuo com os talentos que fazem parte dela e, caso queira iniciar o ano com novos contratos, entre em contato com a Avance Estágios e saiba tudo que podemos fazer pela sua organização.

Compartilhar: