Por Aline - 06/05/2022 às 16:27:46

Como se destacar no dia a dia da empresa: de um estagiário de sucesso a um profissional efetivado

A persistência é muito importante quando o assunto é estagiar. No entanto, somente ela não é responsável por fazer um bom profissional. Já nos primeiros anos de estágio, é imprescindível seguir bons exemplos para crescer na empresa onde está. Por isso, separamos algumas dicas para você. 

Tenha foco no seu objetivo

Não basta saber onde você quer chegar. É necessário ter máxima concentração e dedicação em todas as suas atividades, deixando qualquer distração de lado. Utilizar o celular apenas quando já tiver entregado o seu trabalho, por exemplo, é muito bem visto. 

Demonstrar pontualidade e profissionalismo é outro ponto importante. Afinal, o comprometimento com a empresa é fundamental para uma contratação definitiva, após o período de estágio. Se necessário, avise seus superiores com antecedência sobre um possível atraso. 

Demonstre proatividade

Colaborar com seus colegas de trabalho, ter uma agenda organizada, ajudar em atividades atrasadas e estar disposto a aprender novas habilidades são sinônimos de proatividade. Peça sempre a orientação do seu chefe para realizar qualquer tarefa, bem como para ele revisar o seu trabalho.

Outra ótima dica é: não tenha medo de fazer perguntas. Você está aprendendo e é normal não dominar todos os assuntos. Perguntar sobre o seu trabalho para o seu superior e colegas de trabalho, aponta o seu interesse em aprender cada vez mais.  

Mantenha relações saudáveis 

Manter vínculos saudáveis com seus colegas de trabalho é essencial. Isso porque respeito e profissionalismo andam lado a lado e uma boa relação interpessoal está associada a um estagiário bem sucedido. 

Além de um ótimo networking, o bom relacionamento com seus colegas carrega o sentimento de pertencimento ao grupo e à empresa. 

Tenha o domínio de uma língua estrangeira

Dominar uma língua estrangeira, principalmente o inglês, abre as portas para que você seja promovido e ganhe um aumento de salário, mesmo ainda sendo estagiário. A língua inglesa é uma das mais faladas no mundo, e com certeza, você será bem visto dentro de uma empresa ao ser fluente. Afinal, em alguns nichos de trabalho os clientes podem ser internacionais. 

Além disso, aprender uma língua estrangeira exercita o cérebro, melhora a memória e abre o seu universo para o conhecimento.

Respeite as normas da empresa

Respeitar as regras da empresa na qual você trabalha é essencial. Por exemplo, é indispensável seguir o dress code, ou seja, utilize uma vestimenta adequada para o ambiente de trabalho. 

Se o trabalho for mais formal, siga essa linha para o estilo de roupa. No entanto, se o seu trabalho for informal e permitir mais liberdade, um estilo casual pode ser aderido. 

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando os nossos conteúdos para saber mais!

Compartilhar: