Por Aline - 06/10/2022 às 16:08:38

Dicas para ir bem no ENEM

Para ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, é necessário cuidar da saúde física e mental, além de seguir uma rotina organizada. Por isso, fizemos uma lista com as melhores dicas para você se preparar.

Mantenha uma alimentação saudável e cuide do seu corpo

Durante os estudos, é fundamental se alimentar corretamente e fazer atividades físicas, pelo menos, 3 vezes na semana. Biscoitos e produtos industrializados não vão ajudar, já que o seu corpo ficará enfraquecido, mais propício à doenças e seu raciocínio ficará mais lento. E esse não é o objetivo, certo?

Na hora de estudar, preze por ambientes mais calmos, com pouca interferência de pessoas e distantes do celular e televisão, por exemplo. Enquanto você estiver estudando, deixe toda e qualquer distração de lado e só use a internet para pesquisar conteúdos relacionados ao estudo.

Uma rotina saudável também inclui noites bem dormidas para descansar adequadamente. Na noite anterior à prova, procure dormir muito bem, pois para realizar uma boa prova, você precisa estar com a mente e o corpo preparados. 

Leia o edital

No edital, você encontra todas as informações necessárias sobre o ENEM, como os assuntos que podem cair na prova, datas de realização, horários de abertura e fechamento dos portões, o que pode ou não fazer durante o exame e todos os procedimentos a seguir. 

Dessa forma, não deixe de ler o edital antes de fazer a sua inscrição e sempre que surgir qualquer dúvida.  

Tenha um planejamento

Liste todos os conteúdos que estiverem no edital do ENEM, em todas as áreas de conhecimento e também na redação. Após feito isso, comece o seu planejamento, dedicando mais tempo de estudo para os assuntos mais difíceis. 

Você pode definir uma quantidade de horas diárias para estudar e que seja possível dentro da sua rotina, reservando um espaço para pausas. Utilize as duas semanas antes da prova para revisar os conteúdos.

Faça simulados e estude com base nas provas anteriores 

Para testar seus conhecimentos e entender se os seus estudos estão obtendo os resultados desejados, é muito importante fazer simulados, que são muito comuns em cursinhos preparatórios.

Se você estiver estudando em casa, não se preocupe. Você também pode fazer simulados por conta própria, usando como referência as provas das edições anteriores do ENEM.  

Esteja preparado para uma boa redação

Pesquise sempre sobre os temas da atualidade, raízes históricas e diversos pontos de vista de um mesmo assunto. Uma boa redação exige um estudo aprofundado de conteúdos que, muitas vezes, não são fáceis de lidar. 

Além disso, é essencial saber organizar as ideias, escrever, revisar e passar tudo a limpo da forma correta, já que não obedecer ao modelo solicitado pode resultar em uma nota baixa. 

Comece a prova pelas questões mais simples

Deixe para depois as questões que demandam mais tempo. Começando pelas questões mais fáceis, você ganha tempo e não fica “empacado” em questões mais profundas.

Pesquise a faculdade ideal 

Com a nota do ENEM, é possível se candidatar para vagas em universidades públicas e até mesmo conseguir uma bolsa de estudos em faculdades particulares, financiar os estudos com baixos juros ou entrar diretamente em uma instituição privada. 

Portanto, dependendo do seu objetivo e do seu curso de preferência, é imprescindível estudar bastante. Cursos como Medicina, Direito e Engenharia, por exemplo, demandam ainda mais tempo de estudos, já que são super concorridos.

Comece a prova pelas questões mais simples

Deixe para depois as questões que demandam mais tempo. Começando pelas questões mais fáceis, você ganha tempo e não fica “empacado” em questões mais profundas.

O que você achou dessas dicas? Continue acompanhando o nosso conteúdo para se informar ainda mais!

Compartilhar: