Por Aline - 15/02/2023 às 15:56:37

Dicas para diminuir a procrastinação e conseguir ter uma rotina mais produtiva no seu estágio

Adiar tarefas cotidianas pode ser inimiga da rotina, além de contraprodutivo quando o assunto é a otimização do tempo. Ao longo deste artigo, nós vamos te ajudar a entender o que é a procrastinação e como aderir hábitos que podem te ajudar a ter uma rotina mais produtiva.

Procrastinação: o que é?

O ato de procrastinar nada mais é do que adiar ou prolongar uma situação. Como por exemplo: deixar algo importante para resolver depois e acabar dando prioridade para outra tarefa muito mais prazerosa.

É comum que o cérebro humano se renda à procrastinação, já que prefere a recompensa imediata, ao invés de lutar com tarefas que prometem vantagens futuras, em troca de esforços no agora. Isso acontece porque é mais simples para os nossos cérebros processarem coisas concretas em vez de abstratas. 

De certa maneira, esse comportamento é natural, mas pode se tornar bastante problemático e prejudicial. Por isso, identificar as possíveis causas que levam a essa prática e mudar alguns hábitos é muito importante.

Por que acontece?

Esse problema pode ser psicológico ou fisiológico, porém normalmente a primeira origem é a mais comum, uma vez que está associada a distúrbios mentais, como problemas de autoestima e ansiedade.

Com isso, a pessoa tem o costume de adiar a realização das tarefas por medo da reprovação. Dessa forma, para evitar que sua atividade receba críticas, o indivíduo prefere nem sequer executá-la.  

No caso da procrastinação fisiológica, o problema ocorre por meio de algum tipo de anomalia, como uma lesão no córtex pré-frontal. Essa região do cérebro é responsável pelo controle dos impulsos e determinação do foco, e, por isso, a distração aparece com uma maior frequência.

Além disso, o desânimo pode levar também à depressão, pois as pessoas se entregam ao ato de procrastinar e pensam apenas em tudo que não fizeram, mas que deveria ter sido feito, dando espaço para o sentimento de cobrança excessiva e tristeza.

Os indivíduos que têm o costume de adiar tarefas, costumam também não manter uma alimentação saudável, não praticar exercícios físicos com regularidade e nem ter uma boa qualidade de sono, fazendo com que não relaxem e tenham uma baixa qualidade de vida.

Passos para vencer a procrastinação

  1. Reconhecer o problema

Para descobrir a razão do problema, é importante se perguntar:

  • O que está te levando à procrastinação;

  • Porque você não se acha capaz de realizar determinada tarefa;

  • Se você se sente triste no momento da realização ou se tem medo de ser criticado.

A partir do momento que você tiver as respostas para essas perguntas, irá entender as motivações que te levam a procrastinar, conseguindo pensar nas soluções para resolver esse problema. 

  1. Tenha um planejamento 

É importante definir a sua agenda e atividades diárias, fazendo listas de tudo o que você precisa fazer, referente à vida profissional e pessoal. Para isso, colocar um prazo para realizar cada tarefa é imprescindível e a cada tarefa realizada, você pode riscar item por item.

Algumas ferramentas podem te auxiliar nesse processo, como o Trello, que facilita a organização de tarefas, criando um fluxo de trabalho em torno delas. Já a ferramenta Evernote, facilita a organização de sua vida e o gerenciamento das tarefas.

  1. Se dê recompensas

Sempre que você bater uma meta, se auto presenteie com algo que gosta, como tirar algumas horas para o lazer, preparar alguma comida que você adora ou divertir-se com a família. 

E lembre-se: não importa o tamanho ou importância das suas conquistas. Valorize todas elas e lembre-se que você está em um constante processo de evolução. 

  1. Dê foco para as tarefas com mais importância

Depois de criar a lista com as suas atividades, é a hora de estabelecer as prioridades e situações urgentes. Com foco, disciplina e organização, você pode resolver as suas atividades e vencer a procrastinação.

Dedicar um tempo maior para os serviços mais estratégicos e que trazem melhores resultados, garantindo que você não perca tempo com tarefas menos triviais também é uma ótima estratégia.

  1. Não se distraia

Sempre que executar suas atividades, fique longe de tudo o que pode te distrair, como por exemplo: celular, televisão e conversas paralelas com os colegas. Quando você elimina essas distrações, fica mais possível se concentrar e focar em suas atividades.

Se o seu celular emite um bipe toda vez que chega uma mensagem, procure deixá-lo no modo silencioso, já que pesquisas evidenciam que mesmo que você não esteja utilizando ativamente o telefone, o fato de tê-lo por perto pode ser uma distração significativa. 

Para ainda mais dicas, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog.

Compartilhar: