Por Aline - 25/11/2022 às 11:53:14

Como escolher qual profissão seguir?

Um passo muito importante na vida adulta é escolher qual carreira seguir, identificando os seus interesses e conhecendo suas habilidades. Por isso, preparamos algumas dicas de como essa escolha deve ser realizada com cuidado e discernimento.

Tenha autoconhecimento

Conhecer os seus princípios e objetivos de vida é fundamental, já que essa prática proporciona um melhor entendimento sobre si mesmo, visualizando os seus gostos, habilidades e, até mesmo, algumas tolerâncias e intolerâncias.  

Por exemplo, um indivíduo que deseja ser um piloto de avião devido ao alto salário, mas que não tolera viver longe da família, certamente não terá uma carreira de sucesso. Alguém que gosta de ensinar, mas prefere não lidar com crianças, não tem perfil para um ambiente escolar do ensino infantil. 

Para entender a sua vocação, testes vocacionais e especialistas como mentores, psicólogos e profissionais do coaching, podem colaborar com a reflexão e elaboração de expectativas e metas. Faça uma pesquisa de tudo aquilo que estiver ao seu alcance, como a formação que as pessoas que atuam na área que você deseja precisam ter, cursos que podem ser feitos, lugares onde trabalham e cargos que ocupam.

Depois, basta abraçar a profissão de desejo que atenda às suas aptidões e necessidades e o local de trabalho que condiz com suas preferências e em que você se sinta confortável para trabalhar. 

Portanto, é importante lembrar que trocar de profissão ou conhecer um novo campo de atuação é sempre possível, estando aberto a novas experiências. 

Seguir as tendências do mercado

Com constantes evoluções, mudanças e inovações tecnológicas, diversos são os postos de trabalho que seguem essa mobilidade. Dessa forma, alguns cargos podem passar por transformações e substituições.  

Por isso, é imprescindível analisar o mercado, a demanda e todas as novidades, ampliando a perspectiva e evitando nichos sem ascensão. 

Estes processos podem até parecer muito trabalhosos, mas são essenciais para que você escolha com sabedoria sua carreira profissional. Continue acompanhando os nossos conteúdos para ter uma trajetória de trabalho de sucesso.

Compartilhar: