Por Aline - 27/05/2021 às 13:18:24

Jornada híbrida: conheça ferramentas que vão te ajudar neste desafio

Se 2020 foi o ano do trabalho em casa, 2021 será, gradualmente, o ano da jornada híbrida. Isso mesmo! A combinação do expediente remoto e presencial predominará em empresas de todo o mundo, trazendo mais flexibilidade para os profissionais.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a situação de cada empresa será notavelmente diferente ao longo do ano. Enquanto algumas voltarão com força total (assim que puderem) e retomarão a vida no escritório, outras organizações podem optar por manter sua equipe permanentemente em home office. 

A maioria das empresas, porém, escolherá um “meio-termo”, exigindo dos profissionais a presença no escritório em parte da semana e liberando o restante dos dias para o trabalho em casa.        

Se você é um estagiário que começará uma jornada híbrida, não se preocupe. Nós reunimos uma lista de ferramentas que podem te ajudar a manter a organização e a produtividade, independente do local onde esteja trabalhando:

1 - Asana 

Um dos principais desafios enfrentados na jornada híbrida é saber o status dos seus projetos e identificar o que cada pessoa do time está realizando. Com o auxílio do Asana, é possível gerenciar e acompanhar diversos trabalhos, verificando as tarefas de cada membro da equipe e as próximas etapas.

A plataforma ainda permite a troca de mensagens e conversas instantâneas, que eliminam a necessidade de milhões de e-mails. Tudo de forma simples e intuitiva, já que o Asana foi desenvolvido com mais de 100 integrações para comunicação, coordenação e colaboração em um único espaço virtual.

2 - Google Agenda

Chega de perder reuniões e esquecer-se dos compromissos de trabalho! Com o Google Agenda, você pode programar lembretes e garantir o cumprimento de todos os afazeres profissionais. Também é possível convidar pessoas para projetos específicos e verificar a disponibilidade dos colegas para encontros presenciais.

E o melhor: tudo através do seu smartphone, tablet ou notebook, já que a agenda é totalmente integrada à sua conta do Google. 

3 - Evernote

Um organizador de ideias que vai aposentar seus blocos de papel. Com o Evernote, você pode guardar textos, fotos, notas, áudios e até páginas visitadas — tudo em um só lugar.

Além de permitir “anotações”, a ferramenta dispõe de integrações com e-mails e ferramentas de produtividade, o que garante o compartilhamento de conteúdos a qualquer hora e lugar. A aplicação funciona na nuvem, então não há o risco de perder suas ideias caso aconteça algum estrago no seu computador.  

4 - Zoom

Este aplicativo de webconferência facilita a comunicação entre colegas de trabalho quando não é possível realizar uma reunião presencial. Através do Zoom, uma equipe pode se comunicar virtualmente — seja por vídeo ou apenas por áudio —, conduzindo um bate-papo ao vivo sobre qualquer tema importante. As sessões podem ser gravadas e posteriormente compartilhadas com os membros do time que não puderam participar.

5 - Trello

Flexível e versátil, o Trello é uma ferramenta que se adapta a vários tipos de projeto. Com ele, é possível organizar times e fluxos de trabalho, agilizando todo o processo de execução e entrega de tarefas.

Seja em casa ou no escritório, o Trello pode ajudar a aumentar a produtividade por meio de quadros, listas, cartões, etiquetas e outros recursos especialmente elaborados para atividades de trabalho.

Viu só? Com a ajuda dessas ferramentas, sua jornada híbrida durante o estágio será mais organizada e proveitosa. Se você gostou desse artigo, não deixe de ler também: “Como se adaptar melhor ao home office e ganhar destaque na empresa”.

Compartilhar: