Por Simoní - 27/11/2020 às 13:13:23

Como se adaptar melhor ao home office e ganhar destaque na empresa

Com as mudanças causadas pelo trabalho remoto, foi necessário que grande parte dos profissionais se adaptassem a uma nova forma de organizar e realizar suas próprias tarefas. Neste processo alguns obtiveram sucesso enquanto outros não souberam por onde começar, o que reduziu sua produtividade, além de causar muito stress. Se você faz parte do segundo grupo, confira as dicas que separamos para você se organizar melhor e conseguir recuperar o ritmo de trabalho.

Autoconhecimento

Se conhecer e entender seu modo de funcionamento e limites é fundamental para conseguir melhorar a produtividade. Cada um de nós possui horários diferentes em que se sente mais disposto e focado, ou quando já não consegue produzir com tanta qualidade como antes, além disso, limitações como não saber utilizar as ferramentas, softwares, aplicativos, entre outras coisas, pode comprometer o andamento de tarefas, assim como distrações no ambiente em que estiver trabalhando. Pense em todas as limitações de conhecimento, uso das ferramentas, desempenho e local que escolheu para trabalhar de forma crítica, pois só assim vai identificar o que precisa ser melhorado.

Organize seu tempo

A forma como você controla seu tempo tem grande influência na produtividade que virá a ter. Mesmo em casa, evite atrasos no horário de trabalho, pois isso pode desregular sua rotina e tornar mais difícil se concentrar. A recomendação é de que se você trabalha pela manhã, levante mais cedo, tome seu café da manhã e realize as atividades que precisar com tempo suficiente e tranquilidade. A ansiedade causada pelo atraso e correria ao tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo pode ser um grande limitador e você acabará tendo que trabalhar mais horas para compensar. 

Determine horários para realizar suas tarefas

A realização das tarefas ao longo do dia varia para cada pessoa, já que cada um de nós possui momentos de maior foco e concentração, por isso é importante utilizar o autoconhecimento já citado, na distribuição das tarefas ao longo do dia. Isso permite saber quando conseguirá ser mais produtivo e reservar este horário para a realização de tarefas mais complexas ou que exigem muita atenção e deixar tarefas mais simples para horários em que costuma estar mais cansado.

Mantenha a comunicação com a equipe e o histórico das conversas

Para ter mais controle e conseguir mais efetividade nas tarefas do dia a dia, é preciso compreender como anda o processo de toda a equipe. Isso ajuda na organização das suas próprias tarefas, além de deixar todos cientes das prioridades e andamento do trabalho desenvolvido. Guardar o histórico das conversas também evita que você precise perguntar novamente sempre que esquecer de algo, servindo como forma de consulta de tudo que for discutido.

Evite marcar reuniões sem que seja realmente necessário

Reuniões são bastante úteis e podem ajudar a resolver diversas questões, mas nesta nova forma de trabalho é importante lembrar que realizar muitas reuniões pode ser bastante desconfortável. Trabalhando em casa é comum que as pessoas se sintam mais à vontade, sem a necessidade de se vestir formalmente e nestes casos ter que atender a uma vídeo chamada de última hora pode ser bastante ruim. Também é necessário que todos tenham tempo para se organizar sobre o que será discutido na reunião, por isso não se esqueça de combinar dia e horário sempre com antecedência, para evitar todo este desconforto.

Varie o local de trabalho se possível

Trabalhar em um local diferente do que está acostumado pode ser interessante nos primeiros dias, mas estar em casa por muito tempo devido às restrições da pandemia torna cansativo ter sempre a mesma vista e espaço de atuação, então sempre que possível, busque locais alternativos para alimentar sua imaginação. Trabalhar por algumas horas na varanda, na mesa da cozinha ou em frente a alguma janela, podem ser alternativas que refrescam a mente e ajudam a se concentrar mais nas tarefas. 

Mesmo com os avanços registrados em relação ao desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19, ainda é necessário manter o isolamento social até que tudo esteja de fato sob controle, então mantenha a calma e busque aproveitar este momento tornando sua forma de trabalho muito mais proveitosa, enquanto aguardamos por melhores notícias.

Acompanhe nosso site e não perca os próximos artigos, siga também nossos perfis nas redes (Facebook: Avance Estágios Especializados/ Instagram: @avanceestagios) e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo e é claro, muitas vagas!

Compartilhar: