Por Aline - 03/03/2022 às 10:55:30

Saiba como ter mais produtividade no seu dia a dia

Sem um bom planejamento, nossa rotina fica desorganizada. Com a rotina sem organização, nossa produtividade deixa a desejar. Isso não é o que você quer, certo? Então, separamos algumas dicas de como te ajudar a planejar a semana, aumentando a sua produtividade e o seu bem-estar.

Não deixe para amanhã

Sim, nós sabemos que procrastinar é um hábito difícil de ser deixado. Mas sabe por que é difícil? Justamente porque é um hábito. Você também pode transformar a organização em uma nova rotina, até que vire um novo hábito saudável. Mesmo com imprevistos, seguir um planejamento pode colaborar com dias mais calmos e também produtivos.

Invista em uma agenda

Seja física ou digital, anotar as suas tarefas em uma agenda é muito importante. Você pode começar separando um dia da semana para fazer o seu planejamento, pontuando tudo aquilo que precisa e deseja executar.

Comece sempre pelas atividades que são essenciais e compromissos com hora marcada, como por exemplo: reuniões do trabalho e consultas médicas. Assim, você evita agendar qualquer outra tarefa, por engano, para o mesmo horário.

Uma ótima dica é separar os compromissos com hora marcada e as tarefas com horário flexível com cores diferentes. Dessa forma, você consegue identificar facilmente o que precisa ser feito.

Saiba quando você consegue ser mais produtivo

Nem sempre a melhor hora do dia para realizar as suas tarefas será de manhã logo após o café. Assim como nem sempre será pela tarde ou durante a noite. A realidade é que os horários de produtividade são relativos e variam de pessoa para pessoa.

Se a sua rotina permite uma flexibilização de horário, permita-se analisar em qual período do dia você se sente melhor realizando suas atividades. Se conhecer também faz parte do processo de adquirir mais eficiência.

Descanse e faça algumas pausas

Você não tem a obrigação de ser produtivo 24h por dia e relaxar é essencial para ter uma melhor proatividade. Se forem feitas nos momentos certos, as pausas permitem que você consiga trabalhar por um maior espaço de tempo sem que a sua mente e corpo se desgastem rapidamente.

Tenha um bom ambiente de trabalho e mande embora as distrações

Não apenas a sua agenda precisa ser e estar planejada, mas também o ambiente em que você trabalha. Um espaço profissional e organizado pode colaborar, e muito, com o seu desempenho. Nada de trabalhar em uma cadeira desconfortável, com uma mesa desregulada e com papéis jogados pelo chão, ok?

Além disso, elimine toda e qualquer distração que impeça a sua concentração. Se o seu celular faz com que você seja facilmente distraído, deixe-o longe de sua vista durante o período de realização da sua tarefa.

Cuide do corpo e da mente

Não menos importante, cuidar do seu corpo e da sua mente é imprescindível. Afinal, sem a sua saúde física e mental em dia, você buscará produtividade ineficientemente. No seu planejamento semanal, procure encaixar horários específicos para uma consulta no nutricionista de sua preferência, para a prática de atividades físicas e também para meditações e atividades que você gosta e relaxa.

Gostou dessas dicas? Então, continue acompanhando nossos artigos para saber mais!

Compartilhar: