Por Aline - 10/12/2021 às 11:47:18

Quando eu devo buscar por um estágio?

Sair da zona de conforto e adentrar o mercado de trabalho é um desafio para muitos jovens. Se você se sente perdido quando o assunto é estágio, fique calmo. Nós vamos te ajudar a entender melhor quando é a hora de buscar o seu primeiro estágio e como começar a planejar sua carreira com as melhores oportunidades.

Entenda os seus gostos

Você com certeza já se fez alguma dessas perguntas: “Quando devo iniciar o meu primeiro estágio?” ou “Estou começando o meu primeiro estágio tarde demais?”. É normal ter várias dúvidas sobre estagiar. A primeira dica que vamos te dar é: entenda os seus gostos. Para encontrar o estágio ideal, é imprescindível que você aprenda sobre você mesmo. Isso porque é estagiando que você vai descobrir os seus pontos fracos, pontos fortes e com o que realmente gosta de trabalhar.

Encare o estágio como uma experiência da vida real

Um estágio te proporciona uma amostra de como realmente será sua vida profissional. Ele te ensina a entender como funciona um emprego e te dá a oportunidade de se aventurar em diversas áreas e ambientes de trabalho. No estágio, você irá observar e colocar em prática todas as habilidades que aprendeu. Assim, futuramente, o seu currículo irá atrair várias empresas e entrevistadores. Afinal, quanto mais habilidades você adquirir, mais qualificado estará para um trabalho.

Alie o estágio aos estudos

O estágio é muito importante quando se trata de aliar teoria e prática. Isso porque as matérias de estudo recebem um melhor desempenho. Além disso, ter a experiência em um ambiente corporativo é bem diferente do ambiente de aprendizado. No entanto, ambos os ambientes se complementam para um melhor progresso na sua jornada de formação.

Quem pode buscar por um estágio?

Depois de tantas perguntas respondidas, você também deve desejar saber quem pode buscar por um estágio, não é mesmo? Você pode procurar um estágio em sua área, se estiver frequentando:

● Educação superior;

● Educação profissional;

● Ensino médio;

● Educação especial;

● Anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de

jovens e adultos (EJA).

Para adolescentes menores de 16 anos, o estágio só é permitido na função de aprendiz.

Em que semestre da graduação devo começar a estagiar?

Se você está na faculdade e não sabe a hora certa de procurar o seu primeiro estágio, saiba que: quanto antes você ingressar em um estágio, antes irá adquirir mais conhecimento e prática. Pesquise diferentes vagas de estágio na sua área e não se desespere, caso não se identifique com a sua primeira vaga. Essa é uma das vantagens de começar a estagiar logo nos primeiros semestres da graduação: você pode descobrir várias oportunidades e quais mais se encaixam no seu perfil. E é claro que a Avance te ajuda a estar sempre preparado e por dentro das melhores vagas. Continue acompanhando nosso blog para saber mais!

Compartilhar: