Por Aline - 14/06/2022 às 15:39:31

Profissional do futuro: o que é preciso para se adequar

Um mercado de opções está disponível para quem se prepara de forma constante. Neste artigo, vamos explicar como você pode crescer, ainda mais, profissionalmente.  

Habilidades digitais

Para atender as necessidades do mercado e estar preparado da maneira correta, é imprescindível ter conhecimento no que tem se tornado requisito para crescer na carreira profissional: as habilidades digitais, que com certeza farão a diferença em seu currículo. 

Durante a pandemia, o cenário profissional passou por grandes mudanças. A principal delas, certamente, foi a urgência no desenvolvimento de competências digitais, capazes de abrir um leque de oportunidades e garantir a vaga de estágio ou emprego tão desejada.

Elas são vistas como essenciais para uma vaga de trabalho, principalmente, em tempos de home office. Com o agravamento do coronavírus, muitas corporações aderiram ao trabalho em casa e, atualmente, buscam por funcionários que tenham familiaridade com a modalidade.

Até mesmo entrevistas e seletivas estão sendo feitas de maneira online, facilitando todo o processo para a empresa e para o candidato. A geração Z, conhecida como os nascidos após o ano de 2001, é a que mais está antenada nas mídias sociais, sentindo-se apta para o mercado de trabalho. Dessa forma, as empresas estão cada vez mais interessadas na contratação de estagiários, uma vez que os jovens são mais ambiciosos e confiantes para adquirir conhecimento e possuem uma maior conexão com os meios digitais. 

Como se preparar para o mercado de trabalho no futuro

Que o mercado de trabalho está passando por uma transformação, dia após dia, você já sabe. Futuramente, algumas características estarão, gradativamente mais, presentes em uma rotina profissional. São elas:

  • Trabalhar de onde você quiser, com horários flexíveis;

  • Novas profissões;

  • Adquirir mais conhecimento, por meio de estudos;

  • Muito mais concorrência;

  • Desenvolvimento tecnológico e globalização econômica.

Checklist para crescer profissionalmente

Para conquistar a vaga de trabalho que você deseja, de agora em diante, é essencial que você esteja atento à:

  • Novas tecnologias e metodologias: sair da sua zona de conforto e explorar novos conhecimentos é muito importante. Por isso, estar atento à novos tipos de metodologias de estudo e em tudo de mais atual do mercado é de suma importância;  

  • Estudar frequentemente, investindo em cursos e graduações: para explorar novos conhecimentos, é necessário investir nos estudos. Vá atrás de cursos profissionalizantes e graduações para se especializar ainda mais; 

  • Desenvolver competências digitais: agora que você já sabe a relevância das técnicas digitais, não deixe de saber sempre mais sobre elas, inovando a sua capacidade;

  • Alinhar os seus objetivos com os da empresa: para isso, pesquise sobre a companhia, adotando uma postura aberta e aderindo a uma narrativa concreta.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso conteúdo e descubra novas dicas de desenvolvimento para se tornar um profissional de sucesso!

Compartilhar: