Por Aline - 22/06/2021 às 14:23:17

Por que fazer um planejamento de carreira?

Uma carreira de sucesso normalmente não acontece por acaso. Para construir uma vida profissional bem-sucedida e colher bons frutos do seu trabalho, é necessário passar algum tempo refletindo sobre os seus objetivos e traçar um bom plano para atingir suas metas.

O ideal é que isso seja feito desde as etapas de estágio, quando você estará conhecendo os detalhes de sua profissão e os caminhos que podem ser seguidos dentro de sua área de atuação.

Descubra, a seguir, quatro razões para investir em um planejamento de carreira:

1 - Criar um roteiro para o seu futuro

O planejamento de carreira descreve como você irá do Ponto A (onde você está agora) ao Ponto B (sua meta profissional). Com um objetivo em mente, você será capaz de identificar quais ações são necessárias para chegar lá. 

Essas ações podem incluir tarefas como avaliar descrições de cargos para descobrir o que você precisa fazer para se qualificar para eles, participar de eventos de networking para fazer novas conexões e estagiar em diferentes empresas e setores para ver se eles são adequados ao que você almeja. 

2 - Identificar as competências que você precisa preencher

Falando de ações que você precisa realizar, o planejamento de carreira ajuda a identificar quais áreas requerem mais aprendizado de sua parte. Isso pode significar  fazer cursos adicionais, tornar-se certificado em uma nova habilidade ou até mesmo fazer pós-graduação. 

Buscar novos aprendizados é uma ótima maneira de acelerar sua carreira e atingir seus objetivos mais cedo. Isso lhe dá a oportunidade de preencher uma variedade de competências de uma só vez, fazer conexões profissionais e buscar direções totalmente diferentes. 

3 - Fazer uma reflexão pessoal 

Com que frequência você realmente pensa sobre seu desenvolvimento profissional? Um bom planejamento leva em consideração seus pontos fortes, fracos, valores e o que você gosta e precisa em uma carreira. 

Portanto, esta é a sua oportunidade de refletir sobre o que você tem a oferecer ao mundo (e potenciais empregadores), como seu plano de carreira se encaixa na sua vida e identificar maneiras de crescer (pessoal e profissionalmente).

4 - Ter a motivação e orientação necessárias

Por mais que você queira, sua carreira provavelmente não seguirá uma linha reta. Ter um planejamento o ajudará a se manter motivado(a) durante todas as reviravoltas e obstáculos que possam surgir. E, o mais importante, ele o guiará durante os momentos em que você estiver considerando mudanças profissionais, ajudando-o a descobrir se sua escolha realmente se encaixa no plano.

Mas, afinal, por onde começar seu planejamento? A maneira mais fácil é escrever seus objetivos em uma agenda, documentando suas ideias e vontades profissionais. E antes de ir, lembre-se: seu plano de carreira não precisa ser definitivo. Embora seja importante estabelecer metas, crie o hábito de revisar seu plano de tempos em tempos para ter certeza de que ainda corresponde ao que você deseja.

Gostou desse artigo? Então, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog!

Compartilhar: