Por Aline - 15/03/2022 às 11:02:28

Lifelong Learning: Aprenda a como se adaptar a esta nova realidade desde o estágio

Você já ouviu falar no conceito de Lifelong Learning? Nele, o conhecimento nunca é cedo ou tarde demais para ser adquirido. 

Qual o significado de Lifelong Learning? 

Se traduzido literalmente para o português, o significado nada mais é do que “aprendizado ao longo da vida”. Mas e na prática, o que isso significa? Que sempre é o momento certo para aprender algo novo. 

Por isso, um bom profissional está a todo instante em busca de novos aprendizados e em qualificação para o seu desenvolvimento. Além de ser capaz de lidar mais tranquilamente com a complexidade empresarial, quem investe o seu tempo no Lifelong Learning encara o aprendizado como um processo infinito. 

A importância desta prática 

Manter-se atualizado e em constante aprendizado vai além de um diploma. O Lifelong Learning também é um valioso diferencial competitivo, uma vez que no mercado de trabalho, se destaca aquele que consegue entregar os melhores resultados. 

Para entregar os melhores resultados, é preciso ter disposição, comprometimento e regularidade com os seus objetivos. E sejam quais forem os seus objetivos, é imprescindível buscar conhecimentos inovadores e atuais. 

No geral, a importância de aplicar o conceito do Lifelong Learning está no desenvolvimento das habilidades de antecipar, acompanhar e corresponder às mais diversas modificações do mercado, da sociedade e do mundo, como um todo. 

Busque estar por dentro das mais variadas tendências, novidades e tecnologias, ao mesmo tempo em que fortaleça skills de comportamento que impulsionam o seu desenvolvimento profissional. 

Como utilizar o Lifelong Learning no dia a dia? 

Agora que você já sabe que o Lifelong Learning é super importante, precisa saber também como aplicá-lo em seu cotidiano. Separamos algumas dicas para você aderir a este conceito:

  •  Tendências de mercado: esteja sempre antenado às tendências do mercado de trabalho. Isso porque ele não é constante e exige um incessante estudo. Desta forma, você sempre irá saber das últimas tecnologias e inovações, e claro, a melhor forma de aplicá-las.
  • Cursos de qualificação: para inovar no aprendizado, nada melhor do que investir em cursos de qualificação, uma ótima ferramenta para adquirir novas experiências. Uma graduação te permite aprender de forma mais genérica e limitante, enquanto um curso de especialização permite um maior aprofundamento e tomada de decisões bem mais coesas.
  • Identifique como pode melhorar: cursos profissionalizantes e estar antenado às tendências de mercado são tarefas importantes do Lifelong Learning, mas existe outra lição importante que você deve estar atento. Identificar pontos que devem ser melhorados é essencial no seu crescimento, investindo mais do seu tempo e se dedicando na área em que procura esta melhoria. 

O Lifelong Learning se faz presente para te ajudar a crescer constantemente, seja no âmbito pessoal, como profissional. Toda hora é hora de aprender algo novo. 

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para estar sempre por dentro de novidades!

Compartilhar: