Por Aline - 19/08/2021 às 10:43:19

Gerenciamento de tempo: como conciliar estudos e trabalho de forma mais saudável?

O tempo voa sempre. Em um dia de 24 horas, há quem consiga realizar tudo o que planeja no estágio e nos estudos, mas há aqueles que sentem dificuldades em organizar sua rotina de forma prática e proveitosa. 

Nesses casos, é necessário investir no gerenciamento de tempo, um método que garante a melhor distribuição das horas entre as atividades, com o resultado de maximizar a produtividade e facilitar o cumprimento de metas. O bom gerenciamento de tempo leva a níveis mais baixos de estresse e níveis mais altos de desempenho no trabalho e satisfação com a vida.

É perfeitamente possível desenvolver boas habilidades de gestão de tempo. Para isso, basta criar um plano de aproveitamento do seu dia, definindo os horários e blocos de atividades que vão compor sua jornada. Veja, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar:

1 - Faça um cronograma

Conciliar estágio e estudos, e ainda fazer com que sobre um tempo livre para descansar  ou praticar hobbies é algo realmente difícil. Por isso, uma dica fundamental é definir um cronograma de compromissos que inclua os horários de aula, o tempo de trabalho, provas e possíveis atividades extras durante a semana.

Para facilitar, você pode utilizar a agenda eletrônica do seu smartphone, colocando notificações e alertas com alguns dias de antecedência. Assim, fica fácil se programar e ainda organizar o tempo livre para seus momentos favoritos. Você também pode investir em anotações manuais em um caderno com calendário, sempre atualizando a agenda semanal conforme a conclusão das atividades.

2 - Evite o acúmulo de tarefas

Durante o ensino médio ou na faculdade, é comum ter várias tarefas de estudos, leituras e atividades. Quando essa jornada é combinada ao estágio, a maioria dos estudantes reclamam da falta de tempo, porém, tudo pode ser resolvido. 

O segredo está em não deixar os exercícios e matérias se acumularem. Esqueça o “amanhã eu faço” e execute as tarefas o quanto antes. Sempre que tiver um tempinho — no horário de almoço ou no final do dia — faça as atividades passadas em aula para ficar livre de uma vez.

3 - Estabeleça um limite para redes sociais

Nada rouba mais o nosso tempo do que as redes sociais. Evite checar aplicativos e acessar suas redes com frequência durante o seu expediente de estágio ou seu horário de estudo.

O ideal é separar um momento rápido ao fim do dia para interagir no Facebook ou Instagram, utilizando seu tempo livre para se distrair um pouco. Mas atenção: o ideal é passar apenas alguns minutos nas redes sociais. De acordo com um estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology, a utilização das redes não deve ultrapassar meia hora por dia.

4 - Durma bem

Jamais sacrifique suas horas de sono para adiantar tarefas ou fazer outras atividades como assistir filmes, navegar na internet ou sair com os amigos. 

Cientistas da Universidade de Yale descobriram que dormir menos para criar mais tempo para as tarefas, na verdade, tem um impacto negativo tanto em curto quanto em longo prazo. Pessoas cansadas procrastinam mais e se distraem com mais facilidade. Por isso, dê ao seu cérebro pelo menos oito horas de sono todas as noites.

5 - Separe os finais de semana para relaxar

Durante a semana de trabalho e estudo, o corpo e a mente respondem a um esforço acelerado, que pode aumentar a fadiga e o estresse. Quando você reserva um tempo para relaxar nos sábados e domingos, é possível reduzir os impactos da jornada dupla, reequilibrando sua saúde física e mental.

Por isso, nos finais de semana, invista em períodos de lazer, atividades ao ar livre e exercícios de relaxamento como meditação e ioga. Assim, você pode iniciar a segunda-feira revigorado para mais uma jornada de trabalho e estudos.

Gostou dessas dicas? Então, não deixe de ler os outros artigos do nosso blog!  

Compartilhar: