Por Simoní - 17/11/2020 às 10:17:15

Estágio e Estudos: Saiba como conciliar e ter melhor desempenho

Iniciar em um estágio é uma das melhores formas de obter conhecimento prático e entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho, mas a mudança de rotina pode tornar este momento um pouco confuso com o aumento das obrigações, por isso trouxemos algumas dicas para você ter mais controle e conseguir conciliar o estágio e os estudos sem perder o desempenho.

Tenha sempre um planejamento

Um bom planejamento pode facilitar e muito o seu dia a dia, além de otimizar o tempo disponível. Ao listar todas as tarefas que precisam ser realizadas e determinar parte do seu tempo para a realização, é possível fazer muito mais coisas até o fim do dia, sem se perder ou precisar parar a todo momento para descobrir o que precisa ser feito em seguida. Dedique um momento no início do seu dia para criar este planejamento e tenha muito mais controle, organização e autonomia sobre suas atividades.

Evite acumular tarefas

A famosa procrastinação acontece com todos nós, mas se você deseja sofrer menos vai precisar se livrar dela. Isso porque quanto mais você postergar o que precisa fazer, mais ansioso vai ficar e mais coisas terá para fazer mais tarde. Sempre que possível realize as tarefas no horário que estiver destinado a elas no planejamento, para evitar que precise se desgastar ainda mais para dar conta de tudo a tempo, e para não correr o risco ocorrer algum imprevisto em uma tarefa importante e você não conseguir solucionar. Seja fiel aos horários do seu planejamento e mantenha o foco, assim terminará o que precisa ser feito ainda mais rápido, com qualidade e sem peso na consciência.

Crie um plano de estudos

Ter um plano de estudos pode garantir além de muito mais tempo e organização, também notas melhores. Quando se tem controle sobre o que precisa estudar, é possível criar hábitos que facilitam o aprendizado e determinar horários para cada atividade ou momento de estudo pretendido, com isso, não haverá atrasos ou acúmulo, nem a necessidade de ler e receber muitas informações de uma única vez, sem conseguir absorver com atenção. Isso evita que você precise comprometer os momentos em que estiver no estágio para concluir aquela atividade que esqueceu de fazer.

Conheça e respeite seus limites 

Ao pensar no planejamento que vai criar, tenha em mente que não é necessário bater recordes. O que garante o sucesso e evita a necessidade de refazer suas tarefas, é a dedicação e foco empregados independente do tempo. Não é preciso reduzir o tempo disponível para cada tarefa com o objetivo de concluir mais coisas ao longo do dia, se isto não for algo que faça sentido para você. Lembre-se: Você não é de ferro. Cada um de nós possui um tempo próprio para a realização de cada tarefa, além de necessidades de pausa e descanso diferentes, e isso jamais deve ser motivo para acreditar ser mais ou menos capaz que qualquer outra pessoa. Uma mente disposta e que respeita seus limites, é capaz de produzir muito mais e com mais qualidade do que aquela exige demais de si mesma.

Agora que você já sabe como se organizar melhor e potencializar seus estudos e desempenho no estágio, pode garantir muitas outras chances de crescimento e quem sabe uma efetivação naquele emprego tão desejado, assim que finalizar os estudos. Esteja atento às próximas dicas e novidades em nosso blog!

Compartilhar: