Por Simoní - 12/07/2019 às 13:41:07

Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que jovens proativos, que conheçam bem a si mesmos e dispostos a aprender aumentam a chance de contratação.

O publicitário Beto Navareño, de 21 anos, foi efetivado na empresa em que trabalhava depois de 10 meses como estagiário. Em julho de 2017, recebeu a proposta de continuar na companhia e aceitou. 'Surgiu uma vaga CLT e antes de abrir para o mercado me ofereceram a vaga, porque acharam que o cliente tinha bastante o meu perfil', explica.

Empreendedorismo é uma opção de trabalho para os jovens

Navareño diz acreditar que foi contratado por ter um bom desempenho na empresa. 'Eu tinha um pouco de experiência prévia na minha área e a minha performance nos meses anteriores foi satisfatória pra eles', conta. 

É possível ter um emprego sem ter um chefe? O R7 explica

A gerente da Page Talent, Carla Biasi, afirma que o processo de efetivação para uma vaga de estágio começa desde o dia que o jovem começa na empresa. Quando o jovem entrega os pedidos, se mostra maduro e preparado, há grandes chances de ser efetivado.

Carla orienta que o estagiário foque tanto nas questões técnicas da vaga como na forma como se porta no dia a dia de trabalho. “Hoje, o que define uma pessoa para entrar na empresa são as questões técnicas e o que fazem com que ela não continue são questões comportamentais”, afirma.

Boas dicas para conseguir a efetivação são se manter informado sobre os acontecimentos do mundo, ser autêntico e conseguir se comunicar bem com colegas de trabalho e gestores.

O presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios), Seme Arone Junior, diz que o autoconhecimento é fundamental. 'Autoconhecimento é fundamental para dominar as emoções e ter a resiliência necessária para agir diante da pluralidade do mundo corporativo. Respeito, generosidade, paciência, equilíbrio, e ética são palavras chaves nesse contexto. Quem possui essas qualidades, somado as habilidades técnicas importantes para cada carreira, certamente, se destaca diante da grande concorrência!'

Para Arone, o estágio é o melhor momento para aprender e realizar mais atividades para melhorar o currículo. “É essencial aproveitar o momento para desenvolver habilidades como inteligência emocional, estando sempre aberto a ouvir feedbacks e opiniões da equipe, além de exercer a empatia'.

Características capazes de destacar um estagiário são espírito de equipe, colaboração para um ambiente mais harmônico e produtivo, sugerir ideias, saber ouvir, ser pontual com horários e prazos e ético. 

FONTE: Giuliana Saringer, do portal R7.

Compartilhar: