Por Simoní - 14/01/2021 às 09:40:59

Entenda o que são Soft Skills e saiba porquê é tão importante desenvolvê-las

As novas tecnologias como o surgimento da inteligência artificial trouxeram diversas mudanças aos processos de trabalho e apesar de terem assustado os mais céticos sobre o assunto, elas também proporcionam a valorização de diversas habilidades humanas como: criatividade, capacidade de comunicação, equilíbrio emocional e o bom relacionamento interpessoal.

Ainda que as ferramentas tecnológicas tenham substituído o esforço humano em atividades mais técnicas, ainda não é possível transmitir valores como empatia e liderança através delas e com isso entraram em voga as chamadas Soft Skills. Este conjunto de competências comportamentais varia entre cada indivíduo, mas tem sido cada vez mais valorizado no momento da contratação. Elas dizem respeito especialmente a forma como lidamos com nossas emoções e nos relacionamos com todos os envolvidos no dia a dia da empresa, além da forma como se dá a comunicação, que precisa ser assertiva e compreensível, facilitando o fluxo de trabalho e tornando o ambiente inspirador e criativo, para que todos se sintam engajados ao desenvolver suas funções.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de 80% dos profissionais de RH consideram as Soft Skills competências essenciais na contratação segura. Segundo a Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais que ingressam em empresas por conta das elevadas habilidades técnicas, são demitidos pela ausência de Soft Skills que permitam um melhor ritmo de trabalho e integração com a equipe. Esta falta de engajamento está diretamente ligada às chances de sucesso da empresa, e segundo a consultoria Gallup em seu estudo “State Of Global Workplace”, apenas 15% dos colaboradores apresentam engajamento suficiente capaz de melhorar o rendimento.

Mais do que nunca o lado humano se mostra imprescindível e diretamente proporcional aos bons resultados das empresas. Compreender isto é o primeiro passo para se tornar um profissional cada vez mais procurado e aproveitar excelentes oportunidades de emprego. Mas estas mudanças não afetam apenas de forma individual e o chamado mindset organizacional também passa por alterações que visam o desenvolvimento de seus profissionais e habilidades comportamentais, otimizando os resultados do trabalho desenvolvido em equipe. 

Acompanhe nosso site e não perca os próximos artigos, siga também nossos perfis nas redes (No Facebook: Avance Estágios Especializados e no Instagram: @avanceestagios) e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo e é claro, muitas vagas!

Compartilhar: