Por Aline - 04/07/2022 às 16:53:28

Dicas para conquistar uma vaga de estágio na sua área

Desenvolver as habilidades necessárias e encontrar a empresa ideal para dar início na carreira profissional se tornam tarefas mais fáceis com algumas dicas importantes.

Para adquirir experiência profissional, colocar em prática todos os aprendizados adquiridos e equilibrar o mundo acadêmico com as exigências do mercado, o estágio é fundamental. 

Até mesmo quando não é considerado obrigatório, o estágio é um grande diferencial no currículo, mas também um divisor de águas para que o estudante possa decidir com precisão sobre a carreira que deseja seguir. 

Além disso, é uma ótima oportunidade de efetivação, já que durante todo o período de estágio é possível mostrar para a empresa todas as suas qualidades e potencial. Por isso, preparamos algumas dicas para você encontrar a melhor oportunidade.

Saiba a hora certa de procurar um estágio

Alguns cursos não permitem a busca por um estágio e algumas empresas exigem um determinado tempo de estudo para ingressar em uma vaga. Então, antes de tudo, pesquise quais são os requisitos do seu curso e das empresas que gostaria de estagiar. 

Saber a cultura organizacional, benefícios e plano de carreira do local que deseja trabalhar te ajuda a descobrir se ele é compatível com o que você procura. 

Esteja com o seu currículo devidamente atualizado

 Estar com o currículo atualizado é primordial para conseguir a vaga desejada, já que ele é a porta de entrada entre você e a empresa. Preparar o seu perfil no LinkedIn também é muito importante, já que alguns locais selecionam candidatos por meio da rede social.  

Vale lembrar que você não deve inventar nenhuma habilidade que não tenha e sua busca deve ser direcionada para vagas que se encaixam no seu perfil. 

Desenvolva habilidades na sua área 

Ter disciplina para obter novos conhecimentos e novas experiências é imprescindível para o seu aprendizado. Por isso, aprimorar e adquirir habilidades dentro da sua área irão fazer toda a diferença.

No Marketing Digital, por exemplo, estar por dentro do que acontece no meio digital e ter familiaridade com redes sociais, estratégias de marketing e com os programas Adobe são atividades cruciais. 

Pesquisar as exigências em sua área de atuação, como conhecimentos em plataformas, programas, softwares, técnicas e metodologias usadas no dia a dia é indispensável para conquistar uma vaga de estágio. 

Networking é essencial

Suas habilidades e o seu currículo são uma excelente porta de entrada para ingressar em uma carreira profissional, mas investir em networking também é pertinente. 

Os contatos feitos ao longo da vida, como na escola, faculdade, trabalhos voluntários, ou até mesmo por meio de familiares, colegas, amigos e professores são muito importantes e podem colaborar com indicações na hora de encontrar a vaga ideal. 

Aprimore seus conhecimentos, desenvolva suas competências comportamentais e busque sempre a sua evolução. Desta forma, você estará no caminho certo para a sua trajetória profissional e desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

Continue acompanhando o nosso conteúdo para mais dicas!

Compartilhar: