Por Aline - 15/09/2021 às 17:52:20

Como transformar o tempo gasto em frente às telas em seu aliado

Se há alguns anos atrás já era difícil encontrar alguém que passasse pouco tempo em frente ao computador ou utilizando o smartphone para tarefas importantes do dia a dia, durante a pandemia esta se tornou uma tarefa quase impossível, isto porque o isolamento social fez com que a maior parte das nossas interações passasse a acontecer de forma virtual.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, em 2020 houve um aumento de 7,39 milhões de telefones móveis no Brasil e o país atualmente conta com 234,07 milhões. Reuniões, conversas com os amigos e encontros de família ganharam uma cara nova, que agora é vista através de telas. A nossa necessidade de nos distrair, interagir e manter as tarefas do dia a dia continuou, mas precisou ser adaptada, o que levou a um uso muito mais intenso das telas, que não costuma ser recomendado, mas você não precisa se culpar por isso.

Existem diversas formas de transformar o tempo em que nos distraímos na internet, em um tempo de muita qualidade, aprendendo novas habilidades ou elevando o conhecimento sobre inúmeros assuntos. 

Pensando em te ajudar a aproveitar da melhor forma este tempo, preparamos uma lista com dicas de coisas interessantes para fazer utilizando seu computador ou smartphone:

Aprenda um novo idioma

Seja de forma gratuita ou através de cursos pagos, você pode escolher um novo idioma por afinidade ou por utilidade para a sua carreira e aprender sobre ele através de aplicativos, plataformas e até mesmo redes sociais. Realize uma busca e utilize a criatividade para absorver tudo que for aprendendo desta nova língua, assim a sua capacidade de fixação aumenta e você desenvolve uma nova habilidade.

Realize cursos que vão agregar ao seu currículo

Se os idiomas não são muito a sua praia ou você já domina o suficiente, pode optar por cursos específicos para a sua área de atuação. Além de agregar conhecimento que vai facilitar o seu dia a dia, ao incluir cursos no currículo você demonstra proatividade e atualização na sua especialidade, aumentando as chances de ser contratado ou promovido.

Estimule o seu cérebro

Muitas vezes quando não estimulamos nosso cérebro da forma devida através de atividades e interações, podemos perder habilidades ou atrofiar a nossa capacidade que antes era mais aguçada nas mais diversas áreas de desenvolvimento. Para manter o cérebro “treinado”, você pode buscar por jogos de raciocínio, quebra-cabeças, palavras cruzadas ou aplicativos com foco em melhorar a atenção, resolução de problemas, memória, etc.

Cuide da sua saúde física e mental

Com toda a sobrecarga trazida pela pandemia, isolamento e diminuição das interações sociais, é comum se sentir estressado, cansado e até mesmo irritado, como se a vida estivesse presa em um mesmo ponto e sem qualquer novidade. Para ajudar a compreender melhor este processo, aliviar a tensão, ansiedade e tristeza, atividades como a meditação, yoga, exercícios físicos, mindfullness e outras podem fazer toda a diferença, melhorando a disposição, humor, qualidade de sono e trazendo uma sensação de alívio às pressões do dia a dia.

Se inspire

A internet funciona como uma grande vitrine, então porquê não aproveitar este período que passamos imersos nela para buscar inspiração? Seja em relação à moda, saúde, hobbies, estilo de vida ou qualquer atividade, você pode encontrar referências, insights, inspirações ou até mesmo descobrir um novo hobbie ou habilidade através de tutoriais e outras formas de conteúdo.

Independente de qual seja a sua escolha, melhorar a qualidade do tempo gasto em frente às telas pode trazer muitos benefícios e ainda te colocar em um saldo muito mais positivo em relação ao tempo de isolamento provocado pela pandemia, com novos conhecimentos, habilidades, saúde revigorada e por quê não, com a mente muito mais calma. 

Esteja atento aos próximos conteúdos em nosso blog e não perca nossas dicas e novidades!

Compartilhar: