Por Simoní - 12/07/2019 às 13:42:42

Como se comportar em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego pode mexer com as emoções do candidato, sobretudo daqueles que buscam um trabalho pela primeira vez.

Ansiedade, nervosismo e insegurança são apenas alguns dos sentimentos que surgem neste momento. Mas é importante não deixar que eles transpareçam para o entrevistador.

Muitas vezes, é justamente na entrevista de emprego que alguns candidatos são eliminados e outros selecionados. Por isso, é fundamental se preparar antes de passar por este importante momento. Afinal, a forma como o candidato se comporta diz muito sobre sua personalidade, seriedade e comprometimento.

Sendo assim, preparamos este post para apresentar algumas dicas sobre como se comportar na entrevista de emprego. Controlando a ansiedade e seguindo essas recomendações, você certamente se destacará entre os demais candidatos.

1. Demonstre interesse pela empresa

O primeiro passo para se dar bem na entrevista de emprego começa antes mesmo do encontro com o entrevistador. É importante pesquisar sobre a organização, afinal, esse conhecimento prévio ajuda a evitar gafes durante a conversa.

Além disso, procure manifestar admiração e vontade de fazer parte do grupo. Mas utilize o bom senso para evitar que sua atitude seja compreendida como bajulação.

2. Cabeça erguida, olho no olho e simpatia

Durante uma entrevista de emprego, seu interlocutor avaliará não apenas suas respostas, mas a forma como você se porta. Por isso, é importante sustentar uma postura confiante.

Ou seja, mantenha a cabeça erguida e responda às perguntas olhando no olho do entrevistador. Nada de ficar olhando para baixo, pois isso indica insegurança.

Além disso, é fundamental manter a cordialidade durante a conversa. Utilize a linguagem formal, livre de gírias e palavrões. Mas não deixe que essa formalidade toda o faça parecer antipático.

Sorria ao entrar na sala e ao cumprimentar o entrevistador. Demonstre interesse no que ele fala, entusiasmo pela oportunidade e seja educado ao responder as perguntas.

3. Cultive uma boa aparência e leve o necessário

A sua aparência é a primeira coisa que alguém irá notar. Em uma entrevista de emprego não será diferente. Procure, portanto, preservar um aspecto de seriedade e comprometimento. Sendo assim, a escolha das roupas deve ser cuidadosa.

Dependendo do cargo, talvez seja necessário se apresentar com traje social. Isso você descobrirá ao pesquisar sobre a empresa ou no próprio convite para a entrevista.

Mas, se o tipo de vestimenta adequado não estiver claro, o importante é usar o bom senso. Fuja de roupas informais e dê preferência a peças que transmitam mais sobriedade.

Além disso, não se esqueça de levar, em uma pasta ou na bolsa, uma cópia de seu currículo. Isso vale mesmo que já o tenha enviado por e-mail à empresa. Por precaução, leve também uma caneta. Pode ser que nada disso seja necessário, mas é melhor se prevenir.

4. Dê o devido destaque às suas qualidades

O mais comum na entrevista de emprego é que o entrevistador queira saber mais sobre você. Ele provavelmente já leu seu currículo, mas não custa nada lembrá-lo de suas experiências. Comece falando sobre sua formação e de trabalhos anteriores.

Conte ao entrevistador o que você aprendeu com suas experiências, as habilidades que desenvolveu e os sucessos que obteve.

Se está em busca do primeiro trabalho, foque em falar sobre sua formação. Inclua cursos que tenha feito e evidencie seu interesse em se aperfeiçoar profissionalmente.

5. Transforme defeitos em oportunidades

Alguns entrevistadores podem questionar quais são seus defeitos. Esta é uma pergunta capciosa e muito difícil de responder. E há candidatos que disfarçam suas falhas citando uma qualidade. Por exemplo, aqueles que dizem que são muito perfeccionistas.

Esta não é a resposta que seu interlocutor quer ouvir na entrevista de emprego.

O ideal é reconhecer alguma fraqueza, mas transformar a resposta na oportunidade de demonstrar interesse em melhorar. Você pode dizer, por exemplo, que seu defeito é a falta de habilidade em determinada área. No entanto, tem estudado sobre o assunto e buscado formas de se aprimorar.

6. Valorize todo o seu potencial

Ao responder as perguntas na entrevista de emprego, procure ressaltar todo o seu valor. Retome suas experiências e sua formação profissional para ilustrar suas habilidades e destacar a forma como poderá contribuir para o crescimento da empresa.

É importante não se mostrar apenas como alguém interessado no salário. Mais do que isso, é fundamental evidenciar seu interesse em contribuir com a organização, além de destacar como o cargo lhe oferecerá a oportunidade de crescer profissionalmente.

7. Diga sempre a verdade

Nunca minta durante uma entrevista de emprego. Jamais faça seu currículo parecer maior do que realmente é. E, principalmente, não diga ao entrevistador que possui qualidades e habilidades que, de fato, não tem.

Mentir na entrevista de emprego é um dos piores erros de quem procura um trabalho. Isso porque, mais cedo ou mais tarde, essa mentira será descoberta. Pode ser em uma fase seguinte no próprio processo seletivo ou, pior, depois da contratação.

Portanto, ao se ver diante de um requisito que você não atenda, diga a verdade. Deixe explícita sua vontade de aprender e coloque-se à disposição da empresa.

Sabemos que a entrevista de emprego pode alterar seus nervos, mas, mantendo a calma e seguindo essas dicas, certamente se sairá bem.

FONTE: https://www.creditouniversitario.com.br/blog/entrevista-de-emprego/

Compartilhar: